Período da Manhã
2ª e 3ª aulas: 1ºE.M.A
Avaliação.
4ª e 5ª aulas: 2ºE.M.E
Avaliação.
6ª aula: 1ºE.M.C
Redação para nota (0-10).
Período da Tarde
1ª aula: 8ªA
Redação para nota (0-10).
2ª e 3ª aulas: 8ªC
Avaliação.
Dia: 18/02
Período da Manhã
4ª aula: 1º E.M.C
Avaliação. Lição para casa: Assista as videos abaixo e comente neste blog (ou escreva seu comentário em uma folha) juntamente com seu nome e série.
Link para o video Tarzan
Link para o video "Crianças Selvagens"
5ª e 6ª aulas: 1º E.M.D
Redação para nota (0-10)
Período da Tarde
3ª e 4ª aulas: 8ªA
(No caderno) Verbos
Verbo é a palavra que, por si só, exprime um fato (em geral ação, estado ou fenômeno da natureza) e localiza-o no tempo.
Ele (o verbo) é dividido em três grandes grupos, também chamadas: CONJUGAÇÕES. As três são:
1ª conjugação: todos os verbos terminados em AR;
2ª conjugação: todos os verbos terminados em ER;
3ª conjugação: todos os verbos terminados em IR.
Agora, preste atenção:
1ª É dever de cada cidadão não jogar lixo nas ruas, (Nesta oração os verbos dever e jogar não precisaram ser conjugados, mas É = verbo ser no tempo presente do modo indicativo).
2ª Tarzan amar muito Jane. (Nesta oração o verbo amar não foi conjugado, mas deveria; pois a forma correta seria AMA)
3ª Ele viajou ano passado. (Nesta o verbo viajou está no pretérito, assim temos uma conjugação que combina com o pronome ELE e com o termo ANO PASSADO.)
4ª Coloque no liquidificador. (Nesta oração o verbo colocar é conjugado e se transforma em COLOQUE para transmitir a ideia de ordem.)
Os verbos quando terminam em AR, ER e IR dizemos que estão no INFINITIVO.
Conjugar um verbo é transformá-lo de acordo com a frase.
Existem três modos verbais, são eles:
Modo: Indicativo;
Subjuntivo;
Imperativo.
Os verbos também indicam o "tempo".
Tempos do modo Indicativo: Presente;
Pretérito perfeito;
Pretérito mais que perfeito;
Pretérito imperfeito;
Futuro do presente;
Futuro do pretérito.
Tempos do modo subjuntivo: Presente;
Pretérito imperfeito;
Futuro.
Modo Imperativo: Afirmativo;
Negativo.
Formas verbais: Infinitivo;
Gerúndio;
Particípio.
Exercício
1. Observe a tirinha na pág.: 25 do livro: "Jornadas.port - vol. 9", em seguida responda.
a) Qual é o tempo verbal predominante no texto?
b) Retire todos os verbos do texto.
c) O que causa motivo de riso neste texto? Explique.
d) No cartaz desenhado no 3º quadrinho, o verbo existente está em qual modo verbal?
Dia: 19/02
Período da Manhã
1ª e 2ª aulas: 2ºE.M.E
(No caderno) Figuras de Linguagem
Sentido Denotativo: sentido próprio, literal da palavra ou termo.
Sentido Conotativo: sentido figurado depende de um contexto.
Analise a frase a seguir.
Esta propaganda de um creme hidratante circulou nas principais revistas do país no ano de 1986.
"Hoje você é uma uva. Mas, cuidado uva-passa."
a) Quais palavras não estão sendo usadas em seu sentido literal?
b) As palavras em destaque estão no sentido conotativo? Justifique.
c) Qual figura de linguagem foi usada nesta propaganda?
1. COMPARAÇÃO: consiste em estabelecer entre dois seres ou fatos, uma relação de semelhança, atribuindo a um deles característica(s) presente(s) no outro. Ex.: O dia voa como um pássaro.
2. METÁFORA: emprego de uma palavra de forma que, por associação de ideias, ela passa a ter, no contexto, um significado diferente de seu significado usual. Ex.: Meu coração é um almirante louco.
3. CATACRESE: consiste em denominar algo (um objeto, uma ação, etc.) usando impropriamente uma determinada palavra, por não haver outra mais adequada. Ex.: O cozinheiro usou um dente de alho.
4. METONÍMIA (OU SINÉDOQUE): troca entre palavras que apresentam proximidade de sentidos. Ex.: "Havia níqueis reservados para ele em toda a casa". (Carlos D. Andrade)
5. PERSONIFICAÇÃO (PROSOPOPÉIA): quando damos características humanas a sere sem vida. Ex.: As árvores pedem socorro.
Lição de casa: Assista aos videos Aquarela do Brasil de 1947 e Rio de 2010 e responda neste blog. Como o brasileiro Carlos Saldanha homenageia o desenho criado por Walt Disney em 1947 em seu filme Rio?
Link para o video "Aquarela do Brasil"
Link para o video "Rio"
3ª e 4ª aulas: 1º E.M.A
(No caderno) Linguagem, código e comunicação
Numa situação de comunicação, há pelo menos, duas pessoas interagindo por meio da linguagem. Para que a comunicação se realize com sucesso, é necessário que cada um deles compreenda bem o que o outro diz. Para se comunicar e interagir as pessoas fazem uso da linguagem.
Observe:
HAGAR: - Não acontecem mais surpresas.
- A emoção se foi.
- Todos os dias parecem iguais.
HELGA: - Estou grávida.
Hagar desmaia e Helga conclui:
- Tava brincando.
a) O que eles estão fazendo? Conversando.
b) Qual é o assunto da conversa de Hagar no início da conversa? Ele está entediado por não existir mais surpresas.
c) A reclamação de Hagar provoca uma reação em Helga, que lhe diz: "Estou grávida". Considerando a situação, qual foi a intenção dela ao dizer isso ao marido? Emocionar, causar surpresa.
d) Pelo comportamento de Hagar, é possível dizer que ele ouviu o que Helga lhe disse. Entretanto, Hagar teria compreendido a intenção dela? Por quê? Não, porque ele desmaiou.
LINGUAGEM é o processo de interação comunicativa que se constitui pela construção de sentidos. Este processo é constituído por:
INTERLOCUTORES, que são as pessoas interagindo por meio da linguagem:
- o locutor ou emissor: aquele que fala;
- o locutário ou receptor: aquele com quem se fala.
Temos basicamente a LINGUAGEM VERBAL é aquela cuja unidade é a palavra; já as LINGUAGENS NÃO-VERBAIS tem unidades diferentes da palavra.
Existem também as LINGUAGENS MISTAS, que combinam unidades próprias de diferentes linguagens. As Histórias em Quadrinhos, por exemplo, são uma combinação de imagens e palavras.
Ao transmitirem MENSAGENS, os interlocutores fazem uso de códigos.
O CÓDIGO é um conjunto de sinais convencionados socialmente para a transmissão de mensagens. E para que a mensagem seja compreendida é preciso que se conheça o código, isto é, a língua.
LÍNGUA é um tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas e leis combinatórias por meio do qual as pessoas de uma comunidade se comunicam e interagem entre si.
5ª aula: 1ºE.M.C
(No caderno) Linguagem, código e comunicação
Numa situação de comunicação, há pelo menos, duas pessoas interagindo por meio da linguagem. Para que a comunicação se realize com sucesso, é necessário que cada um deles compreenda bem o que o outro diz. Para se comunicar e interagir as pessoas fazem uso da linguagem.
Observe:
HAGAR: - Não acontecem mais surpresas.
- A emoção se foi.
- Todos os dias parecem iguais.
HELGA: - Estou grávida.
Hagar desmaia e Helga conclui:
- Tava brincando.
a) O que eles estão fazendo? Conversando.
b) Qual é o assunto da conversa de Hagar no início da conversa? Ele está entediado por não existir mais surpresas.
c) A reclamação de Hagar provoca uma reação em Helga, que lhe diz: "Estou grávida". Considerando a situação, qual foi a intenção dela ao dizer isso ao marido? Emocionar, causar surpresa.
d) Pelo comportamento de Hagar, é possível dizer que ele ouviu o que Helga lhe disse. Entretanto, Hagar teria compreendido a intenção dela? Por quê? Não, porque ele desmaiou.
LINGUAGEM é o processo de interação comunicativa que se constitui pela construção de sentidos. Este processo é constituído por:
INTERLOCUTORES, que são as pessoas interagindo por meio da linguagem:
- o locutor ou emissor: aquele que fala;
- o locutário ou receptor: aquele com quem se fala.
Temos basicamente a LINGUAGEM VERBAL é aquela cuja unidade é a palavra; já as LINGUAGENS NÃO-VERBAIS tem unidades diferentes da palavra.
Existem também as LINGUAGENS MISTAS, que combinam unidades próprias de diferentes linguagens. As Histórias em Quadrinhos, por exemplo, são uma combinação de imagens e palavras.
Ao transmitirem MENSAGENS, os interlocutores fazem uso de códigos.
O CÓDIGO é um conjunto de sinais convencionados socialmente para a transmissão de mensagens. E para que a mensagem seja compreendida é preciso que se conheça o código, isto é, a língua.
LÍNGUA é um tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas e leis combinatórias por meio do qual as pessoas de uma comunidade se comunicam e interagem entre si.
6ª aula: 1ºE.M.D
Avaliação.
Período da Tarde
1ª e 2ª aulas: 8ªC
Avaliação.
3ª e 4ª aulas: 8ªA
Avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário