Como podem ver este é o blog onde colocarei todas as atividades passadas em sala de aula, assim como as datas dos eventos e trabalhos de português que deverão ser entregues.
Conforme foi dito em sala de aula, todas as atividades valerão nota inclusive o caderno que será vistado em sala de aula de acordo com a disponibilidade do professor.
As aulas iniciaram em 15 de fevereiro, segue portanto as atividades extras para reforçar os conteúdos de sala de aula..
1º Dia - 15/02
Revisão
Apresentação do professor e exercício de revisão no caderno.
1. Observe atentamente a frase a seguir. Ela está pintada numa banca de jornais no centro de SP.
"evolua não urine aqui."
Esta frase possui dois sentidos diferentes. Quais são estes sentidos e por quê ocorreu?
2. Faça o mesmo com a frase: "não pára pai"
2º Dia - 16/02
O texto jornalístico
O texto jornalístico possui caráter informativo, assim o jornalista ao expor os acontecimentos tem por objetivo ser imparcial e objetivo. Para que um texto seja considerado BOM. deve responder as perguntas:
O quê?
Quando?
Como?
Onde?
Por quê?
Sendo que, o "por quê " deve conter depoimentos e comentários de quem estava envolvido no acontecimento.
Exercício
1. Analise o texto: "A escalada dos "rolezinhos".", em seguida responda:
A) O quê?
B) Quando?
C) Como?
D) Onde?
E) Por quê?
F) Separe as opiniões de quem é contra ou a favor o assunto abordado.
Leia abaixo o texto: "A escalada dos "rolezinhos"."
Link para a reportagem da Revista Veja.
3º Dia - 17/02
Letra, Fonema, Sílaba
Letra é o nome dado a representação gráfica (escrita) de um fonema.
O Fonema é o nome dado a menor unidade sonora que entra na constituição das palavras.
As letras que constituem o nosso alfabeto são:
A- B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z
Já as sílabas são o conjunto de dois ou mais fonemas pronunciados numa única emissão vocal.
(Para mais esclarecimentos pergunte ao professor em sala de aula)
4º Dia - 18/02
Análise Sintática - Sujeito
A análise sintática nos ajuda a compreender melhor as possibilidades de estruturação das frases em nosso idioma. Dividimos as palavras segundo suas funções sintáticas. Temos ao todo 10 funções sintáticas, são elas:
1. Sujeito é o termo da oração que designa o ser a respeito do qual se declara alguma coisa, é também o elemento com o qual o verbo estabelece concordância. O sujeito se classifica em:
5º Dia - 19/02
Crie um diálogo onde você comenta com seu(a) amigo(a) sobre o que você pensa sobre o rolezinho.
Link para a reportagem da Revista Veja.
3º Dia - 17/02
Letra, Fonema, Sílaba
Letra é o nome dado a representação gráfica (escrita) de um fonema.
O Fonema é o nome dado a menor unidade sonora que entra na constituição das palavras.
As letras que constituem o nosso alfabeto são:
A- B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O- P- Q- R- S- T- U- V- W- X- Y- Z
Já as sílabas são o conjunto de dois ou mais fonemas pronunciados numa única emissão vocal.
(Para mais esclarecimentos pergunte ao professor em sala de aula)
Exercício (Feito em folha separada e entregue ao professor. Valor 0-5,0)
1. Deve-se formar as palavras seguindo em todas as direções, sempre ligando as letras em sequência direta, sem cruzar, sem pular e sem repetir a mesma letra. Só valem palavras de quatro letras ou mais. E também não valem nomes próprios e verbos.
E F B
S U C
O C D
A O O
I T R
Z E I
Exemplo: Bufê
Agora tente formar outras 15 palavras.
4º Dia - 18/02
Análise Sintática - Sujeito
A análise sintática nos ajuda a compreender melhor as possibilidades de estruturação das frases em nosso idioma. Dividimos as palavras segundo suas funções sintáticas. Temos ao todo 10 funções sintáticas, são elas:
1. Sujeito é o termo da oração que designa o ser a respeito do qual se declara alguma coisa, é também o elemento com o qual o verbo estabelece concordância. O sujeito se classifica em:
- Simples: quando tem um núcleo;
- Composto: quando possui dois ou mais núcleos;
- Oculto: quando for identificável pela desinência verbal ou pelo contexto.
- Indeterminado: ocorre com o verbo na 3ª pessoa do plural ou na 3ª pessoa do singular + SE;
- Oração se sujeito: ocorre com verbos impessoais, tais como: HAVER no sentido de existir, acontecer e FAZER indicando tempo.
5º Dia - 19/02
Crie um diálogo onde você comenta com seu(a) amigo(a) sobre o que você pensa sobre o rolezinho.
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